Canais Oficiais

Autodidatismo: ensinar a estudar

Consideramos o autodidatismo como o principal objetivo de todo ensino. Formar a criança de modo que seja capaz de estudar, pesquisar, analisar e aprender deve ser sempre o foco daqueles que educam.

Mais que tratar de estratégias de ensino e de estudo, precisamos considerar as questões do caráter que envolvem o aprendizado e o próprio ato de estudar.

A base da Educação é, antes de tudo, moral; e por mais que a educação moderna tente desvincular estes aspectos, compreendemos que a vida intelectual e habilidade de aprender a estudar começa com o cultivo das virtudes necessárias, partindo depois para a compreensão das estratégias que envolvem o aprender a estudar.

Se você quer trabalhar essa área com seus filhos e procura por um programa que o ajude a fazer isso de modo mais intencional, aqui estão nossos recursos:

  1. Dicas de Técnicas de Estudo (em breve)
  2. Workshop: Avaliando o Desempenho nos Estudos – comece avaliando as nove áreas que influenciam o desempenho acadêmico da criança para verificar qual deve ser sua prioridade no trabalho de ensinar seu filho a estudar. 
  3. Autodidatismo – estude mais profundamente como trabalhar de modo prático para formar um autodidata começando por aplicar em sua própria vida as estratégias que trabalhamos aqui.

Imagem: Pixabay